História e Experiência da Paisagem na Arte Contemporânea


1. Unidade curricular: História e Experiência da Paisagem na Arte Contemporânea

2. Código da unidade curricular

3. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

4. Departamento:

5. Curso: Jardins e Paisagem

6. Nível do curso: Pós-graduação

7. Tipo de unidade curricular (opcional)

8. Ano do plano de estudos: 1º

9. Semestre: 2º

10. Número de créditos: 10 ETCS

11. Docente responsável: Professora Doutora Margarida Acciaiuoli de Brito

12. Número de horas de aula por semana: 4h

13. Objectivos da unidade curricular:

Trata-se de uma cadeira integrada na pós-graduação sobre “Jardins e Paisagem” que se propõe facultar aos estudantes uma reflexão sobre os vários problemas que a temática da paisagem acarreta.

Englobam-se, também, neste quadro, o aparecimento dos “Parques Naturais” e o papel que tiveram os Jardins no desenho das reconstruções das cidades no após-Guerra.

14. Requisitos de frequência: Não tem.

15. Conteúdo da unidade curricular

1. A temática da paisagem como introdução à arte contemporânea.

2. Modelos antigos e referências novas na representação da natureza

3. O culto do “natural” e a arte da paisagem em França

4. A “Escola de Barbizon”e os exilados da civilização: Théodore Rousseau, Jules Dupré, Diaz de la Peña e C. Troyon

5. O daguerreótipo e o novo olhar sobre os objectos. A experiência do tempo e do lugar. Realismo e fotografia

6. Charles Baudelaire, a «vida moderna» e a paisagem urbana

7. Mondrian e «a nova imagem do mundo».

8. A Escola de Nova York e a pedagogia da “Action Painting”.

9. A “Land Art” e a herança prática e teórica do conceito de Paisagem

10. A invenção dos Parques Naturais e a sua identidade

11.O poder dos Jardins e a reorganização das cidades no pós-guerra

16. Bibliografia recomendada (máx. 5 títulos)

BERQUE, Augustin (dir.), Cinq Propositions pour une Théorie du Paysage, Seyssel, Champ Vallon, 1994

MITCHELL, W. J. T., Landscape and Power, Chicago, University of Chicago Press, 2002 (1994)

MUSÉE D’ART MODERNE DE LA VILLE DE PARIS, La Beauté Exacte. Art des Pays-Bas, XX Siècle, de Van Gogh à Mondrian, Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 1994

MUSÉE DES BEAUX-ARTS DE LYON, L’ École de Barbizon: Peindre en Plein Air avant L’Impressionnisme, Lyon, Réunion des Musées Nationaux, 2002

TIBERGHIEN, Gilles A., Land Art, Paris, Carré, 1993

17. Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas e participativas. Análise de Obras apresentadas na aula. Discussão e interpretação de textos teóricos seleccionados da bibliografia e apresentados nas aulas. Completa-se o ensino com visitas de estudo a museus ou centros de exposições.

18. Métodos de avaliação

Trabalhos apresentados ao longo do curso. Apresentação e discussão de textos em aula. Apresentação de 1 trabalho final de investigação com 15 a 20 páginas.

19. Língua de ensino: Português