Projecto


1. Unidade curricular: Projecto

2. Código da unidade curricular

3. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

4. Departamento:

5. Curso: Jardins e Paisagem

6. Nível do curso: Pós-graduação

7. Tipo de unidade curricular (obrigatória)

8. Ano do plano de estudos: 1º

9. Semestre: 2º

10. Número de créditos: 10 ETCS

11. Docente responsável: Ana Duarte Rodrigues

12. Número de horas de aula por semana: 4h

13. Objectivos da unidade curricular

1. Capacidade de construir um projecto inovador e útil para a instituição que detenha a tutela de um jardim histórico ou de um parque natural.

2.Capacidade de aplicar no estágio os conhecimentos adquiridos com originalidade, pragmatismo e qualidade.

3.Revelar iniciativa, sociabilidade e demonstrar uma boa atitude face ao trabalho, cumprindo horários, prazos e objectivos definidos previamente.

14. Requisitos de frequência: Não tem

15. Conteúdo da unidade curricular

Esta unidade curricular compreende um estágio no qual o aluno desenvolverá um projecto individual em consonância com o local onde está a realizar o estágio e que tanto pode ser a realização de um mapa através da utilização de softwares de cartografia digital e/ou sistemas de informação geográfica; a inventariação das obras e objectos de arte presentes num jardim ou parque natural; a realização de um projecto de programação e dinamização cultural com vista ao incremento do turismo ou a avaliação e investigação sobre paisagem.

O aluno poderá realizar um estágio em locais como o Palácio Nacional de Queluz, a Fundação da Casa Fronteira e Alorna, Quinta da Regaleira, Parque do Palácio do Monteiro-mor, Quinta Real de Caxias, Quinta do Marquês de Pombal em Oeiras, Parques de Sintra – Monte da Lua (Parqe de Monserrate e Parque da Pena), Reserva Natural do Estuário do Tejo, etc.

16. Bibliografia recomendada (máx. 5 títulos)

BÉNETIÈRE, Marie-Hélène e CHATENET, Monique e MOSSER, Monique, e BLONDEL, Nicole e GUEISSAZ, Catherine, Jardin: vocabulaire typologique et technique -  Principes d’analyse scentifique, [Inventaire general des monuments et des richesses artistiques de la France], Paris: Ed. Du patrimoine, 2000.

Jardins históricos de Portugal. Projecto-piloto de valorização cultural e turística: Jardim Botânico da Ajuda, Jardim do Cerco Mafra, Lisboa: S.E.T., 1995.

Jardins do Mundo – Discursos e práticas (coord. FRANCO, José Eduardo, e GOMES, Ana Cristina da Costa), Lisboa: Gradiva, 2008.

RODRIGUES, Parte I – A Quinta Real de Caxias –, in Quinta Real de Caxias. História. Conservação. Restauro, Caxias: Câmara Municipal de Oeiras, 2009, pp. 19-80.

Water and landscape. An aesthetic overview of the role of water in the landscape, Washington: Water Information Center, 1974.

17. Métodos de ensino

Prevê-se a realização de um estágio, que coloca o aluno em aprendizagem prática no mundo do trabalho e será dada orientação tutorial tanto no que diz respeito à realização do projecto como à atitude e desempenho no estágio.

18. Métodos de avaliação

A avaliação terá em conta a nota obtida no estágio (50%) e a nota do projecto (50%).

19. Língua de ensino: Português