1. Unidade curricular: Projecto
2. Código da unidade curricular
3. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
4. Departamento:
5. Curso: Jardins e Paisagem
6. Nível do curso: Pós-graduação
7. Tipo de unidade curricular (obrigatória)
8. Ano do plano de estudos: 1º
9. Semestre: 2º
10. Número de créditos: 10 ETCS
11. Docente responsável: Ana Duarte Rodrigues
12. Número de horas de aula por semana: 4h
13. Objectivos da unidade curricular
1. Capacidade de construir um projecto inovador e útil para a instituição que detenha a tutela de um jardim histórico ou de um parque natural.
2.Capacidade de aplicar no estágio os conhecimentos adquiridos com originalidade, pragmatismo e qualidade.
3.Revelar iniciativa, sociabilidade e demonstrar uma boa atitude face ao trabalho, cumprindo horários, prazos e objectivos definidos previamente.
14. Requisitos de frequência: Não tem
15. Conteúdo da unidade curricular
Esta unidade curricular compreende um estágio no qual o aluno desenvolverá um projecto individual em consonância com o local onde está a realizar o estágio e que tanto pode ser a realização de um mapa através da utilização de softwares de cartografia digital e/ou sistemas de informação geográfica; a inventariação das obras e objectos de arte presentes num jardim ou parque natural; a realização de um projecto de programação e dinamização cultural com vista ao incremento do turismo ou a avaliação e investigação sobre paisagem.
O aluno poderá realizar um estágio em locais como o Palácio Nacional de Queluz, a Fundação da Casa Fronteira e Alorna, Quinta da Regaleira, Parque do Palácio do Monteiro-mor, Quinta Real de Caxias, Quinta do Marquês de Pombal em Oeiras, Parques de Sintra – Monte da Lua (Parqe de Monserrate e Parque da Pena), Reserva Natural do Estuário do Tejo, etc.
16. Bibliografia recomendada (máx. 5 títulos)
BÉNETIÈRE, Marie-Hélène e CHATENET, Monique e MOSSER, Monique, e BLONDEL, Nicole e GUEISSAZ, Catherine, Jardin: vocabulaire typologique et technique - Principes d’analyse scentifique, [Inventaire general des monuments et des richesses artistiques de la France], Paris: Ed. Du patrimoine, 2000.
Jardins históricos de Portugal. Projecto-piloto de valorização cultural e turística: Jardim Botânico da Ajuda, Jardim do Cerco Mafra, Lisboa: S.E.T., 1995.
Jardins do Mundo – Discursos e práticas (coord. FRANCO, José Eduardo, e GOMES, Ana Cristina da Costa), Lisboa: Gradiva, 2008.
RODRIGUES, Parte I – A Quinta Real de Caxias –, in Quinta Real de Caxias. História. Conservação. Restauro, Caxias: Câmara Municipal de Oeiras, 2009, pp. 19-80.
Water and landscape. An aesthetic overview of the role of water in the landscape, Washington: Water Information Center, 1974.
17. Métodos de ensino
Prevê-se a realização de um estágio, que coloca o aluno em aprendizagem prática no mundo do trabalho e será dada orientação tutorial tanto no que diz respeito à realização do projecto como à atitude e desempenho no estágio.
18. Métodos de avaliação
A avaliação terá em conta a nota obtida no estágio (50%) e a nota do projecto (50%).
19. Língua de ensino: Português