1. Unidade curricular: Artes dos Jardins
2. Código da unidade curricular
3. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
4. Departamento:
5. Curso: Jardins e Paisagem
6. Nível do curso: Pós-Graduação
7. Tipo de unidade curricular (opcional)
8. Ano do plano de estudos: 1º
9. Semestre: 2º
10. Número de créditos: 10 ETCS
11. Docente responsável: Ana Duarte Rodrigues
12. Número de horas de aula por semana: 4h
13. Objectivos da unidade curricular
1. Estudo dos diferentes elementos que compõem um jardim e paisagem como a arquitectura, a escultura, a pintura (frescos e azulejos) e os efeitos estéticos previstos obter com o uso da água e estruturas de arte efémera concebidas para ocasiões específicas.
2. Conhecer o vocabulário adequado para descrever morfologicamente todos os elementos.
3. Saber ler iconograficamente as temáticas mais adequadas ao contexto dos jardins e descodificar o programa, quando este existe.
4. Saber integrar o estudo de um elemento constituinte do jardim na paisagem como um todo.
14. Requisitos de frequência: Não tem
15. Conteúdo da unidade curricular
I – Os livros e os tratados sobre a arte dos jardins
1.1 As informações nos livros sobre agricultura
1.2. Os tratados italianos e franceses sobre a arte dos jardins
1.3. Os livros ingleses e alemães com a novidade do jardim à inglesa
1.4. O papel da gravura na divulgação de modelos
II – A matéria vegetal
2.1. Os livros de botânica
2.2. Os parterres de broderie
2.3. A arte da topiária
III – O uso estético da água
3.1. Salomon de Caus e a divulgação de dispositivos para jogos de água e do modelo do jardim de Heidelberg (Hortus Palatinus)
3.2. Sistemas hidráulicos desde a construção do aqueducto à cascata
3.3. O efeito de espelho de água
3.4. Os jogos de água
IV – A escultura de jardim
4.1. A especificidade da escultura de jardim
4.2. A história da escultura de jardim
4.3. As várias tipologias da escultura de jardim
4.4. O princípio do decorum e os temas mais comuns da escultura de jardim
V – A iconografia/iconologia num jardim
5.1. A existência ou não de um programa veiculado pelas artes figurativas
5.2. As temáticas recorrentes num jardim na escultura e no azulejo: os deuses e episódios da vida dos deuses da mitologia clássica; as personificações dos Rios e das Quatro Estações e as alegorias.
VI – A arte do embrechado
6.1. A técnica do embrechado
6.2. Principais utilizações e efeitos estéticos do embrechado.
16. Bibliografia recomendada (máx. 5 títulos)
DAVIS, John Patrick Stuart, Antique Garden Ornament. 300 years of creativity: Artists, manufacturers & materials, Woodbridge: Antique Collectors’ Club, 1991.
HUNT, John Dixon, Garden and Grove – The Italian Renaissance Garden in the English Imagination: 1600-1750, London e Melbourne: J. M. Dent & Sons Ldt, 1986.
MOSSER, Monique e BRUNON, Hervé, e RABREAU, Daniel, Les éléments et les métamorphoses de la nature. Imaginaire et symbolique des arts dans la culture européenne du XVIe au XVIIIe siècle, Paris: William Blake & Co / Art & Arts, 2004.
PLUMPTRE, George, Garden Ornament: five hundred years of history and practice, London: Thames and Hudson, 1998.
RODRIGUES, Ana Duarte, A Escultura de Jardim nas quintas e palácios dos séculos XVII e XVIII em Portugal, dissertação de Doutoramento em História da Arte apresentada à F.C.S.H./U.N.L., Lisboa, 2009, 3 vols.
17. Métodos de ensino
Nas aulas teóricas após breve exposição sobre a matéria recorrendo a um riquíssimo banco de imagens, analisar-se-ão textos da bibliografia ou fontes primárias com vista à discussão na aula.
O curso tem uma forte componente de estudo de casos in loco e contacto com projectos de restauro em curso, ocupando as aulas práticas cerca de 25% do tempo.
18. Métodos de avaliação
A avaliação terá em conta a participação nas aulas; a nota da frequência e um trabalho de investigação. Fichas de inventário: 30%; Trabalho Final: 70% da nota.
19. Língua de ensino: Português